Suco de uva orgânico de São Roque ganha prêmio nacional após 6 anos de pesquisa

Suco de uva orgânico de São Roque ganha prêmio nacional após 6 anos de pesquisa
Bebida produzida em área de pesquisa da Apta atingiu mais de 90 pontos em teste cego da Associação Brasileira de Enologia. Cultivo usa manejo agroecológico.
Um suco feito com uvas orgânicas emSão Roque(SP) foi premiado como um dos melhores do Brasil. O produto conquistou a medalha de platina no concurso da Associação Brasileira de Enologia (ABE), atingindo nota entre 90 e 95 pontos em uma escala até 100. A bebida disputou o título com quase 200 amostras de todo o país.

O resultado é fruto de um projeto que une o conhecimento do campo à pesquisa acadêmica. O experimento durou seis anos, com quatro safras colhidas que comprovaram a viabilidade de produzir uvas sem agrotóxicos na região.

O trabalho foi desenvolvido pela Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta Regional), em parceria com o Instituto Federal e o Sindicato da Indústria do Vinho de São Roque (Sindusvinho).

O cultivo é feito em uma área de 4 mil metros quadrados que reúne mais de 1,3 mil videiras. O espaço funciona como uma "sala de aula a céu aberto" para estudantes do curso de Enologia do Instituto Federal. No local, é aplicado o conceito agroecológico:

Após a colheita, as uvas passam por um processo rigoroso de extração e envase para manter a pureza da fruta. De acordo com o presidente do Sindusvinho, Alex de Moraes, o segredo do sabor premiado está na mistura exata e equilibrada de duas variedades tradicionais de uva: a Bordô e a Isabel.

Veja a reportagem exibida no programa em 21/06/2026:

VÍDEOS: veja as reportagens do Nosso Campo

Acesse+ TV TEM|Programação|Vídeos|Redes sociais