Parentes de 4º grau dos beneficiários do Ipasgo Saúde poderão aderir aos planos como dependentes. A proposta está em um projeto de lei enviado pelo Governo de Goiás à Assembleia Legislativa de Goiás (Alego). Atualmente, a adesão é restrita a parentes de 3º grau. Na prática, se aprovada pelos parlamentares e sancionada pelo governador Daniel Vilela, a mudança vai permitir que primos, sobrinhos-netos e tios-avôs tenham acesso aos planos.
A alteração acontece principalmente para adequar o estatuto do Ipasgo uma normativa da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), de outubro de 2025, que ampliou a participação dos beneficiários dos planos, estendendo o grau de parentesco, além de ter fixado novas exigências para administração, diretoria executiva e conselho fiscal dos planos.
Os dois produtos existentes são o Plano Cerrado, disponível apenas para titular, cônjuge e filhos, e o Plano Família, que não possui essa restrição. Hoje, os valores desse plano variam de R$ 214,68 a R$ 1.234,47, de acordo com a faixa etária.
O Ipasgo esclarece, porém, que ainda não está definido a quais planos esses novos beneficiários poderão aderir nem os respectivos valores.
Em nota enviada aog1, o presidente do Ipasgo Saúde, Bruno D’Abadia, disse que a medida acompanha uma mudança regulatória nacional e cria condições para o crescimento sustentável da instituição.
“Estamos adequando a legislação estadual às novas regras da ANS, ampliando as possibilidades de atendimento sem perder de vista a sustentabilidade financeira e assistencial do sistema. O objetivo é fortalecer o Ipasgo Saúde para que continue oferecendo assistência de qualidade aos seus beneficiários”, afirma.
Outra novidade do projeto de lei é a possibilidade de adesão de novas categorias profissionais, por meio de entidades patrocinadoras, como, por exemplo, conselhos regionais, como o de medicina e enfermagem, e a Ordem dos Advogados do Brasil em Goiás (OAB-GO). Pela legislação atual, o Ipasgo atende, servidores públicos, militares, pensionistas conselheiros tutelares etc.
Hoje, o Ipasgo possui cerca de 585 mil beneficiários. Segundo o instituto, a expectativa é que esse número tenha um aumento entre 15 mil e 20 mil, caso as novidades previstas no projeto de lei sejam aprovadas.
A proposta foi enviada pelo Poder Executivo à Alego no dia 8 de junho e atualmente está em análise pela Comissão Mista. Na última terça-feira (9), os integrantes da comissão aprovaram pedido de vista feito pelos deputados estaduais Antônio Gomide e Major Araújo.
O prazo de visa é de 24 horas, segundo a assessoria da Alego. Como a comissão não se reuniu nos demais dias desta semana, a expectativa é que o projeto seja devolvido pelos parlamentares, para apreciação, na próxima terça-feira (16). Isso dependerá, porém, de convocação de reunião pela comissão.
VÍDEOS: últimas notícias de Goiás
Ipasgo: parentes de 4º grau poderão aderir a planos de saúde
Hoje, apenas familiares de até 3º grau podem ser dependentes dos beneficiários. Projeto de lei também permitirá adesão de categorias profissionais, por meio de entidades representativas.