Farmacêutica é presa após dar vacina vencida para bebê de seis meses em Aparecida de Goiânia, diz polícia

Farmacêutica é presa após dar vacina vencida para bebê de seis meses em Aparecida de Goiânia, diz polícia
Pai do bebê percebeu o erro ao conferir a embalagem em casa, segundo a polícia. Mulher foi liberada após o pagamento de fiança.
Uma farmacêutica foi presa, emAparecida de Goiânia, na Região Metropolitana da capital, suspeita de vender e dar uma vacina vencida a um bebê de 6 meses, segundo a Polícia Civil. Aog1, o delegado Augusto Albernaz contou que o erro foi identificado pelo pai da criança, que pediu a embalagem da vacina após a aplicação e percebeu a validade expirada ao chegar em casa.

O caso aconteceu na terça-feira (16), em uma farmácia. Como o nome da suspeita não foi divulgado, og1não conseguiu localizar a defesa dela.

Ainda de acordo com o delegado, a criança tomou três vacinas no mesmo local, sendo duas injetáveis e uma de uso oral. A vacina de uso oral era a que estava vencida, de acordo com a polícia. Após perceber o erro, o pai procurou a delegacia e a Polícia Civil que, juntamente com a Vigilância Sanitária, fez uma fiscalização no local.

"A gente apurou que pelo menos três falhas ocorreram: uma da drogaria, que teria que ter um controle para descarte do medicamento que vence no mês [vigente]; um segundo controle que seria feito ao cadastrar a vacina no sistema nacional, que ela respondeu que o sistema estava fora do ar; e na hora da aplicação, que é quando você abre a caixinha da vacina, que poderia ter sido feito mais uma análise", explicou o delegado.

Aog1, Naira Andrade, diretora da Vigilância Sanitária de Aparecida de Goiânia, explicou que outras duas caixas da mesma vacina vencidas foram encontradas no local, mas já em ambiente próprio para o descarte.

Apesar da falha, o delegado explicou que a criança não havia apresentado sintomas de mal-estar até a última atualização desta reportagem. Mesmo assim, Naira destacou que é importante cumprir com o regulamento e respeitar as datas de validade para evitar efeitos colaterais.

"A validade existe para ser cumprida e temos que seguir a legislação", pontuou.

O delegado destacou que a farmácia foi autuada pela Vigilância Sanitária em R$ 37 mil. O caso poderá ser avaliado pelo Conselho Regional de Farmácia em apuração ético-disciplinar, cabendo ao órgão de classe avaliar as sanções cabíveis.

"A investigação ainda vai esclarecer se o caso realmente decorreu de uma falha culposa no controle ou se havia algum elemento de ciência prévia sobre o vencimento do produto antes da aplicação", disse o investigador.

Segundo a Polícia Civil, a suspeita foi liberada após o pagamento de fiança. O caso segue sendo investigado pela Polícia Civil.

Naira destacou que é importante que os consumidores saibam como denunciar irregularidades junto ao órgão em caso de descumprimentos. Para isso, basta o morador de Aparecida de Goiânia acessar o site da prefeitura, na categoriaVigilância Sanitária,na aba "denúncias".

VÍDEOS: últimas notícias de Goiás