Os quatro aparelhos de raio-xencontrados em um ferro-velho de Anápolis, na região central de Goiás, não apresentam risco de contaminação. A informação foi dada por um técnico da Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen), durante uma vistoria realizada no local, divulgada pelo prefeito Márcio Corrêa em seu perfil do Instagram.
"Aqui não tem radiação gama", afirmou o técnico da comissão, que é vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
Os equipamentos foram encontrados na quinta-feira (18), após uma denúncia anônima recebida pela prefeitura. De acordo com a TV Anhanguera, mesmo com a conclusão preliminar dos representantes da Cnen sobre a ausência de risco, o local continua isolado.
Segundo Márcio, a suspeita é que o equipamento seja de origem norte-americana, dos Estados Unidos. A Vigilância Sanitária deAnápolisinformou que eles são da década de 60. Ainda de acordo com os servidores, o aparelho seria originalmente destinado ao Vietnã. Entre 1955 e 1973, o país esteve em conflito com os Estados Unidos.
Em entrevista à TV Anhanguera, o tenente Fábio Miguel Flores, do Corpo de Bombeiros, contou que os aparelhos foram comprados em um leilão, em Brasília.
"E foram trazidos para Anápolis e estão na empresa há cerca de 10 anos".
O militar reforçou que, nos testes feitos, os equipamentos não apresentaram material radioativo.
Além da Cnen, da Vigilância Sanitária e do Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil e a equipe de Meio Ambiente estão acompanhando o caso.
VÍDEOS: últimas notícias de Goiás
Aparelhos de raio-x encontrados em ferro-velho não apresentam risco de contaminação, diz Cnen
Em vídeo, técnico da Comissão Nacional de Energia Nuclear disse que um teste preliminar não detectou radiação gama nos aparelhos achados em Anápolis. Mesmo sem risco, o local continua isolado.